Funcionamento da residência
Credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a residência da Unicamp oferece cinco vagas ao ano com bolsa, a partir de processo seletivo unificado com os demais programas de residência da instituição. Não há pré-requisitos para a realização da prova de residência. O primeiro ano da formação já possui inserção na especialidade, em ambulatórios de dermatologia na rede básica e no Hospital de Clínicas, complementado por atividades de clínica médica. O segundo e terceiro anos da residência são totalmente voltados à especialidade. As atividades da residência englobam:
- Enfermaria de dermatologia, com quatro leitos
- Ambulatórios especializados: psoríase, fototerapia, cabelos e unhas, hidradenite supurativa, dermatoses bolhosas, doenças inflamatórias, hanseníase e dermatoses infecciosas, colagenoses, acne e discromias, tumores cutâneos, dermatoscopia, alergia, pediatria, cosmiatria, linfomas, estomatologia
- Cirurgia dermatológica, criocirurgia e cirurgia micrográfica de Mohs
- Dermatopatologia
- Micologia médica
A Residência médica da Unicamp é considerada pós-graduação lato senso. É necessária a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ao final, no modelo de dissertação, além de um artigo científico. Atividades acadêmicas, preceptorias com alunos, participação em congressos nacionais e internacionais são estimulados.